Você sabia que o dia nacional do livro infanto-juvenil, comemorado hoje, é uma homenagem a Monteiro Lobato?

Devemos comemorar o dia de hoje, porque é importante ler e é uma data em homenagem a Monteiro Lobato, um grande autor.

As pessoas ainda leem pouco e acho isso errado, porque lendo, nós aprendemos a escrever coisas novas e a falar também, ficamos mais espertos. Eu gosto de ler porque nós podemos imaginar coisas que não acontecem na vida real e vivemos aventuras diferentes.

Fiz uma pesquisa sobre o autor e encontrei essas informações no site Brasil Escola:

  • Monteiro Lobato nasceu no interior de São Paulo no dia 18 de Abril de 1882, é por isso, então, que o dia nacional do livro infanto-juvenil se comemora na data do seu aniversário, é uma homenagem que fizeram ao grande autor.
  • Por a maior parte da sua vida ter sido na fazenda, seus maiores sucessos, como, Jeca Tatu, fizeram sucesso em um sítio.
  • Depois criou a história A  Menina do Nariz Arrebitado que fez muito sucesso, dando continuidade a seus sucessos criou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O sítio do Picapau Amarelo, que foi levada para a televisão no final dos anos 8o, sendo regravado no final dos anos 90.
  • Entre seus principais personagens estão: D. Benta a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, que prepara famosos bolinhos de chuva; Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de milho, entre muitos outros.
  • Por causa da sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender com a brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934.
  • Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s