A Máquina- Adriana Falcão

a maquina

A Máquina (Brasil, 1999), foi escrito pela carioca Adriana Falcão (conhecida escritora da literatura infantil brasileira, casada com João Falcão- roteirista, diretor e compositor recifense-, que produziu o filme que leva o mesmo nome). O livro foi publicado três vezes pelas editoras Objetiva e Salamandra, respectivamente.

No livro, conta-se a história de Antônio; um menino que mora em um lugar “longe que só a gota” chamado Nordestina, mas que não quer ir embora por conta de seu amor, Karina. A moça, porém, quer conhecer o mundo, tê-lo nas mãos e Antônio, que não mede esforços para fazer tudo do que ela mais deseja, parte em busca do mundo para presenteá-la. É perceptível o amor que ele sente por ela e é isso que move a história, sempre com um quê de sonho com sabedoria.

A leitura flui tranquilamente, com pequenos capítulos, letras grandes, linguagem informal e poética- esse é o diferencial. Infelizmente, a diagramação do livro publicado pela editora Salamandra é diferente das outras e perde a ideia do texto original, que é “sentir na pele” a cultura do povo do Nordeste (lugar que inspirou a autora para o cenário de Nordestina); o modo como eles falam e pensam.

Para o entendimento da obra, é necessário sensibilidade artística, porque a literatura é um caminho muito difícil de ser explorado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s